O que é necessário para começar com pintura a óleo?

A pintura a óleo é uma excelente forma de esticar os músculos criativos, seja você alguém acostumado com desenho ou que está se aventurando em um hobby novo para passar o tempo e relaxar depois de um longo dia de trabalho ou estudos.

Iniciando na pintura a óleo, o mais importante, como tudo o que envolve a criatividade, é a força de vontade e a perseverança! Neste artigo, falaremos um pouco da história da pintura a óleo e separamos algumas dicas e técnicas para começar a pintar, além dos materiais você irá precisar para iniciar na pintura a óleo sem frustrações.

Continue a leitura e descubra tudo sobre a pintura a óleo!

Sandro-Botticelli-O-nascimento-de-venus-Pinturas-Oleo-Famosas-www.shairart.com_

A história da pintura a óleo

A pintura a óleo teve seu início muitos anos atrás, sendo do século VII A.C. o primeiro mural em que foi possível constatar o uso dessa técnica. Mas foi no século XVII, quase mil anos depois, que a pintura a óleo ganhou o mundo através dos pincéis dos mestres holandeses e flamengos.

Inicialmente, as tintas eram preparadas através da moagem de elementos brutos, como minerais, flores, folhas, barro, etc., e vendidos nos mesmo lugares em que se vendiam produtos medicinais. Foi através da alquimia que a pintura a óleo se difundiu e se tornou viável.

Atualmente, as tintas já são vendidas prontas em bisnagas e não mais dependentes de mestres coloristas e farmacêuticos, o que possibilitou a grande popularização da pintura a óleo.

como-aprender-pintura-em-tela

Como iniciar na pintura a óleo

Se você é um iniciante na pintura a óleo, deve levar alguns pontos em consideração antes de se sentar em frente à tela. Mas por onde começar? Primeiramente, pelo mais básico:

Encarar o mundo de forma artística

Para iniciantes na pintura a óleo, o primeiro passo a ser dado deve ser o reconhecimento da arte que está em todos os lugares.

É tão simples como parece! Saia por aí observando paisagens, vendo como a luz enche a natureza de brilho e como as cores se comportam na criação de paletas naturais.

Quando você identifica esses elementos artísticos no mundo e os aplica nas suas pinturas, você já se torna mais do que apenas um iniciante na pintura a óleo: Passa a ser um artista em formação!

pincéis

Comprar os materiais certos

Ao se aventurar na pintura a óleo, você precisa de alguns materiais específicos para não ter problemas. Tenha a certeza de estar comprando de um bom fornecedor, já que materiais de qualidade fazem toda a diferença na hora de pintar.

Elaboramos uma pequena lista dos materiais básicos que você irá precisar para começar a pintar:

  • Tintas a óleo – Você não precisa ter todas as cores de tinta a óleo. Inicialmente, as primárias (verde, amarelo, azul e vermelho) já bastam! Você pode combiná-las para expandir a sua coleção de cores;
  • Tela – Recomendamos telas pequenas, de 30 x 40cm para começar, depois a sua criatividade fará a escolha;
  •  Pincéis – Para iniciantes na pintura a óleo, três já bastam: escolha pincéis mais grossos para pintar planos de fundo e mais finos para fazer sombreamento e detalhes mais delicados. Recomendamos os números 8, 12 e 14;
  •  Solvente – Muito necessário para limpar os pincéis e erros na tela;
  •  Diluente – Para diluir tintas mais grossas e encorpadas;
  •  Cavalete – Para quem está começando na pintura a óleo, um cavalete para segurar sua tela vai produzir traços mais firmes e fazer com que o ato de pintar seja mais confortável;
  •  Lápis 6b;
  • Papel Canson e papel carbono;
  • Gesso.

Com esses materiais você já está pronto para iniciar, mas espere que temos mais dicas para começar sua primeira pintura a óleo.

Pintando sua primeira tela

Já tem todos os materiais e está pronto para começar? Vamos lá!

Faça um esboço antes de pintar

O primeiro passo ao iniciar uma tela é pintar o fundo. Use o gesso, uma base neutra, para dar a primeira camada.

Feito isso, é hora de desenhar. Você pode desenhar com o lápis na própria tela ou em uma folha de papel canson, e se utilizar do papel carbono para fazer a transferência.

Se você é um iniciante no desenho assim como é na pintura a óleo, não se desespere: Procure revistas de arte! Elas possuem ótimos esboços que podem ser transferidos para a sua tela usando o papel carbono.

Pinte sempre na mesma direção

Ao pintar, não passe o pincel para cima e para baixo, como se faz com uma parede: Toda essa movimentação poderá ser percebida ao final da tela, com a tinta seca. Use traços sempre na mesma direção, e se alguma parte está difícil de atingir, use um pincel mais fino.

Não tenha medo de errar

Erros acontecem, principalmente quando você é um iniciante na pintura a óleo. Tenha sempre em mente que tudo pode ser consertado, até os erros mais gritantes, com paciência, criatividade e um bom solvente.

Está pronto para ingressar no mundo artístico? Se você é um iniciante na pintura a óleo e quer mais informações, confira o nosso blog para mais dicas como essas!

Share this post

Deixe uma resposta